quarta-feira, 9 de junho de 2010

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS


INTERDISCIPLINARIDADE _ REFLETINDO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES

Somente quando ressurgiu a ideia de projetos na escola (década de 90) que se começou a discutir a interdisciplinaridade no âmbito da prática escolar. De fato, a metodologia de projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitem ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação. Por essa razão, a pedagogia de projetos evidenciou seu caráter potencializador de práticas interdisciplinares.
Na interdisciplinaridade existe um tipo de interação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento, pode ocorrer em diferentes níveis de complexidade e, para distinguir esses níveis, foram criados os termos: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea envolvendo diferentes
disciplinas em torno de um tema comum.
Pluridisciplinaridade: Há uma relação entre os domínios disciplinares indicando a existência de alguma cooperação entre eles.
Na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre os conhecimentos disciplinares.
A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas
significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas e a interdisciplinaridade.
Na trandisciplinaridade ocorre uma espécie de integração de vários sistemas interdisciplinares num contexto mais amplo, gerando uma interpretação holística dos fatos e dos fenômenos.


COMO SE TRABALHA COM PROJETOS

De acordo com a professora Maria Elizabeth Almeida “Projeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo.
O projeto está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o
aluno está se propondo a desenvolver.
Quando se trabalha com projetos, usando o computador para representar o conhecimento em construção, tem-se um novo potencial devido à possibilidade de poder registrar e acompanhar todo o processo de desenvolvimento.
Trabalhar com projetos tem sentido porque parte das questões de investigação.
O aluno vai desenvolver estudos, pesquisar em diferentes fontes, buscar, selecionar
e articular informações com conhecimentos que já possui para compreender melhor essas questões, tentar resolvê-las ou chegar a novas questões.
O projeto implica em romper com o tempo e o espaço da sala de aula. A tecnologia
permite a expansão da sala de aula para além do tempo limitado da presença física e
torna essa ideia de tempo do encontro presencial como um momento significativo, mas não único.
É importante permitir que o aluno represente o seu conhecimento,de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Do mesmo modo, o professor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo para provocar o desenvolvimento. Aí reside a maior potencialidade do uso do computador em educação.”


ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR:
A ARTICULAÇÃO INTER-TRANS-DISCIPLINAR

Maria Elizabeth Almeida


As novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o
acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.
A atuação do professor nesse novo ambiente de aprendizagem ocorre no sentido de
promover a interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, bem como de suas expectativas, necessidades e desejos.
Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o
professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Não há uma regra para o desenvolvimento de projetos e nem um modelo ideal.


PROJETO: UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM

Maria Elizabeth Almeida

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos.
Trabalhar com projetos significa lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergentes no processo.
O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador
do processo em desenvolvimento pelo aluno.
Para transformar o sistema educacional é preciso que essa reciprocidade extrapole
os limites da sala de aula e envolva todos que constituem a comunidade escolar:
dirigentes, funcionários administrativos, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

REPENSAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
O FAZER E O COMPREENDER

José Armando Valente

Os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o
aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações
adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez.
Piaget mostrou que a passagem do sucesso prematuro para a conceitualização é
realizada em três fases: na primeira, a criança negligencia todos os elementos envolvidos na tarefa; na segunda, coordena alguns elementos, e na terceira, coordena todos os elementos envolvidos na tarefa.
O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz.
O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do
aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolvam ações reflexivas. O importante é que haja um movimento entre estas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender e, consequentemente, a (re)construção do conhecimento.
Trabalhar com projetos pode constituir-se em um contexto favorável, porém cabe ao professor a tarefa de saber explorar pedagogicamente as potencialidades que o desenvolvimento do projeto propicia e entender que levar a cabo um projeto não significa necessariamente que o aluno construiu conhecimento.
Para tanto, este professor precisa estar preparado para recriar sua prática, articulando
diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica. Como educador, ele deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos.

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