terça-feira, 8 de junho de 2010

CURRÍCULO


*Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?
O que compreendemos por currículo?

"Currículo é o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
Um currículo escolar é um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal. (...)
O currículo, escreve por seu lado P. W. Misgrave (1972), constitui na verdade 'um dos meios essenciais pelos quais se acham estabelecidos os traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade', no mínimo pelo papel que ele desempenha na gestão do estoque de conhecimentos de que dispõe a sociedade, sua conservação, sua transmissão, sua distribuição, sua legitimação, sua avaliação" (Forquin, 1993:22) .
Esse currículo que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias é utilizar-se da mídia, na qual o aluno está inserido, fazendo dela uma aliada no processo educacional.


EXPERIÊNCIA COM PROJETOS – VÍDEO DA ALDEIA INDÍGENA

*A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura?
Quais evidências vocês identificam a esse respeito?
Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção?
O que é currículo?

O currículo se desenvolve desde a concepção do projeto e roteiro, quando foi necessário repensar sobre a cultura e vida dos indígenas.
Em seguida, o currículo se expande e integra o processo de reconstrução e registro da história, contexto e cultura do povo indígena com o uso de instrumentos culturais produzidos pela sociedade globalizada. Esses instrumentos também fazem parte do currículo e estruturam os modos de representação e atribuição de significados dos conteúdos registrados.
Para chegar à produção do vídeo, foi concebido um projeto e especificado um roteiro, porém, ao comparar o resultado alcançado com a proposta inicial, percebe-se que durante a trajetória da produção ocorreu um processo de transformação.
O uso de tecnologias para produzir o vídeo e, simultaneamente, registrar o processo desenvolvido ao longo do projeto permite identificar quais conhecimentos mobilizados na ação foram previstos e quais conhecimentos emergiram no andamento da ação sem que fossem previstos a priori.
Assim, as tecnologias ajudam a registrar processos e produtos envolvidos em um projeto e explicitam os conhecimentos trabalhados.
O currículo é um documento que organiza um plano de trabalho educativo com os conteúdos, métodos, estratégias e tempos para as atividades de disciplinas ou áreas de conhecimento.

CURRÍCULO HOJE

*Qual currículo é praticado hoje?

Atualmente trabalha-se muito com o currículo vivido, aquele que é baseado no cotidiano, na realidade escolar, sem fugir dos temas propostos obviamente, mas trabalhar esses temas de forma que o aluno seja atuante no processo, que construa, que descubra novos caminhos. Professor e alunos são parceiros no processo educacional, trabalhando no sentido de construção do conhecimento.

INDAGAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO

*Como podemos enfrentar os desafios que levem à concretização do projeto de escola democrática?
* Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?
*Como podemos trabalhar com a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?

Na escola democratizada o currículo deve ser flexível e contextualizado na realidade local e regional dos alunos, norteado por um projeto pedagógico que articula os interesses, necessidades e demandas dessa realidade com as diretrizes escolares. Para tanto, há que criar situações educativas que promovam o pensamento científico e o desenvolvimento de valores da vida democrática.
Por meio de projetos de trabalho os alunos participam de um processo de criação com a intenção de buscar solução para suas questões, mas não interessa apenas localizar as respostas e sim compreender seu significado.
Para enfrentar os desafios é preciso trabalhar com a flexibilidade, mas esse é um processo mais árduo. Para trabalhar com essa flexibilidade, o professor precisa planejar com muito cuidado e cautela, pois nem sempre a maneira como foi pensado, o trabalho será realizado. Ele precisar estar preparado para eventuais mudanças; é necessário pensar que poderá mudar a trajetória do projeto.
Reconheço que é um trabalho árduo, mas o professor com sua maestria, consegue, mesmo que não tão rápido quanto as mudanças tecnológicas, adequar seu currículo à sociedade e isso é relativo à cada comunidade escolar. Não há apenas uma forma; cada projeto terá que estar de acordo com a realidade de seus alunos.

CURRÍCULO E TECNOLOGIAS

*Quais as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos?

O uso das TIC no desenvolvimento de projetos propicia:
• Registrar a descrição do projeto, isto é, expressar a intenção e os conhecimentos que a pessoa possui por meio de múltiplas linguagens;
• Buscar informações em diferentes fontes;
• Mostrar as ações em realização no processo de implementação e os resultados produzidos;
• Documentar toda a história do processo de implementação e recuperar essa história a qualquer momento e de qualquer lugar;
• Comparar os resultados esperados com aqueles obtidos na implementação;
• Refletir sobre as intenções e se os processos e resultados permitem atribuir um pensamento de unidade ao conhecimento produzido;
• Atribuir sentido ao conhecimento produzido em situação social;
• Identificar o currículo construído no desenvolvimento do projeto.

*Como se desenvolve o currículo por meio de projetos?

O currículo escolar deve estar em consonância com a sociedade em que vivemos hoje. Deve ser um processo intencional e prático no qual os principais atores são os professores e alunos. Portanto, este currículo poderá transformar-se em projetos que auxiliem no processo educacional, unindo o plano educativo com o meio no qual vive o aluno, será o currículo vivido. Nesse currículo as TIC são formas pelas quais professores e alunos conseguirão alcançar grandes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário