quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto desenvolvido por um grupo de professores da E.E.B. Dom Orlando Dotti, inicialmente em 2008 e como o resultado foi bastante positivo, a atividade aconteceu no ano seguinte e consequentemente nos próximos anos.

1 – Identificação do Local:
Nome da Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOM ORLANDO DOTTI
Série: Ensino Fundamental e Médio
Turma: 3ª do EF ao 3º do EM
Nº. de alunos: 800
Nº. de professores: 08
Área do Conhecimento: Humanas

2 – Título do Projeto:
“E a vida se fez poesia...”

3 – Características do Projeto (Interdisciplinares Disciplinas / conteúdos envolvidos):
O projeto tem por finalidade despertar o interesse pela arte de escrever com entusiasmo, inspiração, despertando sentimentos belos e alegria de viver.
Disciplinas envolvidas no projeto: Português, Artes, História, Filosofia, Ensino Religioso.

4 – Descrição Geral
Pensar em poesia significa pensar na arte de comunicar a emoção humana. “A poesia é a expressão natural dos mais violentos modos de emoção pessoal” (J. Middleton Murry). A poesia é o “extravasar espontâneo de poderosos sentimentos”, (William Wordsworth).
O projeto iniciou com leituras de poemas, estudo sobre biografias de poetas, análises de textos e resultou em produções literárias.
Os temas propostos foram os mais variados, cada professor trabalhando na sua área de conhecimento, envolvendo o assunto estudado, como por exemplo: valores, família, datas comemorativas, entre outros.
Alguns trabalhos foram selecionados pelo grupo de professores envolvidos no projeto, os quais foram publicados no livro “Palavras Encantadas, Talentos Revelados”. O lançamento do livro aconteceu na Câmara Municipal, com a presença do escritor Julio de Queirós, juntamente com declamações de poesias e a Feira do Livro.





5 – Tecnologias utilizadas (quais e como)
Leitura de Textos
Pesquisas virtuais (Laboratório de Informática da Escola)
Câmera digital, computador, data show, instrumentos musicais, livros, jornais...

6 – Comentários / Considerações / Observações
O projeto foi um sucesso, pois foi planejado com todo carinho e atenção. Os professores trabalharam de forma interdisciplinar, envolvendo não só os alunos, mas toda a comunidade escolar. Sendo assim, ele continua sendo desenvolvido e a cada ano que passa traz novas emoções e resultados surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário